ALASC
 
Notícias
Evento organizado pela Alasc propõe atualização da legislação ambiental catarinense
 

A Associação dos Laboratórios de Santa Catarina – Alasc, realizou no dia 16/03/2016, em Florianópolis, o Workshop – Análise da Qualidade Ambiental sob a Ótica da ISO 17025 e Legislações Ambientais.

Evento organizado pela Alasc propõe atualização da legislação ambiental catarinense


A Associação dos Laboratórios de Santa Catarina – Alasc, realizou no dia 16/03/2016, em Florianópolis, o Workshop – Análise da Qualidade Ambiental sob a Ótica da ISO 17025 e Legislações Ambientais. O evento reuniu profissionais da área para debater e propor uma atualização da legislação ambiental do Estado.
Um dos pontos levantados foi a ISO 17025, uma certificação que comprova que o laboratório executa suas atividades com precisão, com resultados de alta qualidade. A análise criteriosa garante que os laboratórios certificados tenham um padrão internacional, com resultados de ensaios aceitos em outros países, uma vez que o Inmetro tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA).
A ISO 17025 também estabelece uma relação mais clara com a norma ISO 9001, que sozinha, não demonstra a competência da empresa em produzir resultados precisos.
Conforme o presidente da Alasc, Alexandre Rocha Freitag Filho, ao trabalhar com laboratórios certificados pela ISO 17025, o cliente tem a certeza de que o laboratório é adequado para o controle e análise das amostras, tudo dentro de padrões ambientais e de segurança. Porém, para Alexandre, é preciso que os órgãos fiscalizadores do Estado também padronizem sua maneira de trabalhar, o que facilitaria e daria credibilidade às empresas que atuam dentro das exigências.
Na próxima semana, a entidade deve encaminhar um documento ao Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC), sugerindo a aplicabilidade de legislações específicas para empresas de diferentes segmentos.
Criada em 2014, a Alasc conta atualmente com representação em todo o Estado de Santa Catarina. A Associação foi criada com o propósito de reunir empreendedores de laboratórios para discutir as dificuldades e elaborar projetos em conjunto para o desenvolvimento do setor.

 
TWC Comunicação

© Copyright 2024 • Todos os direitos reservados
Rodovia José Carlos Daux, 4150 - Saco Grande, Florianópolis - SC -